Espaço Laranja

1º Ano - Fundamental I

O Espaço Laranja corresponde ao 1º Ano do Ensino Fundamental, etapa fundamental em que se concretiza a alfabetização. É neste momento que as crianças demonstram o resultado das vivência ocorridas na Educação Infantil, através da apropriação da leitura, escrita, interpretação de texto, sistema numérico e resolução de problemas. Tudo isso em um ambiente social de respeito, cooperação, harmonia e amizade, promovendo momentos de interação com as outras turmas e tendo destaque em nossos eventos pedagógicos, afinal de contas, esses alunos são os mais velhos da escola.

Horários

A Escola funciona de 7:30 às 18:30, com 30 minutos de tolerância (Encerramos as atividades às 19:00).
Os horários são pré-estabelecidos por turno: manhã e tarde.

As crianças que permanecem além do período de escolaridade, frequentam também o Espaço Arco-íris, próprio para recreação.

A partir do Maternal II, ainda oferecemos um diferencial: Vivência Bilíngue (English Spot) – imersão diária na língua inglesa. Este projeto está incluído na rotina, dependendo do horário de permanência da criança na escola.

A Educação Alimentar faz parte do nosso trabalho, e, mesmo no horário mínimo de permanência, a refeição faz parte da rotina e é elaborada por uma equipe que inclui nutricionista, cozinheira e lactarista. O número de refeições depende do horário de permanência

Manhã

  • 4 horas – 7h 30min às 11h 30min (inclui colação e atividades curriculares: música, educação ambiental, oficina de artes, informática e educação física)
  • 4 horas com almoço – 7h 30min às 12h (inclui colação, almoço e atividades curriculares: música, educação ambiental, oficina de artes, informática e educação física)
  • 6 horas – 7h 30min às 13h 30min (inclui colação, almoço, Vivência Bilíngue (1h30min diariamente) e atividades curriculares: música, educação ambiental, oficina de artes, informática e educação física)
  • 8 horas – 7h 30min às 15h 30min (inclui colação, almoço, lanche, Vivência Bilíngue (3 horas diárias) e atividades curriculares: música, educação ambiental, oficina de artes, informática e educação física)

Tarde

  • 4 horas e 30 minutos – 13h às 17h 30min (inclui lanche e atividades curriculares: música, educação ambiental, oficina de artes, informática e educação física)
  • 6 horas – 11h 30min às 17h 30min (inclui almoço e lanche; Vivência Bilíngue (1h30min diariamente); atividades curriculares: música, educação ambiental, oficina de artes, informática e educação física)
  • 8 horas – 10h às 18h (inclui almoço e lanche; Vivência Bilíngue (3 horas diárias); atividades curriculares: música, educação ambiental, oficina de artes, informática e educação física)
  • Integral – 7h 30min às 18h 30min (inclui colação, almoço e lanche; Vivência Bilíngue (3 horas diárias); atividades curriculares: música, educação ambiental, oficina de artes, informática e educação física; atividades complementares: natação, judô, arte expressiva e clube de ciências).

Atividades Complementares

Espaço Arco-íris

Este é um espaço para atender as crianças de horário integral. Busca estimular a livre expressão através de brincadeiras e integração social. Ao conviverem com crianças de diferentes idades, passam a respeitar as diferenças individuais, vivenciando a fraternidade e a solidariedade.

Natação

As aulas são ministradas por profissionais de educação física que atuam na área de natação escolar há muitos anos. A proposta se dá através de educativos dos diferentes nados de sobrevivência, cachorrinho, crawl e costas, atividades submersas e mergulhos. São ressaltadas as regras de segurança e de higiene relacionadas ao ambiente aquático. Há um reforço na utilização e domínio de flutuador.

Arte Expressiva

A aula de dança, corpo e movimento é ministrada por uma professora do Grupo ABC Dança com vasta experiência escolar. Esta atividade estimula a expressão corporal, criatividade, ritmo, repertório motor, acuidade auditiva, coreografias e um mergulho nas mais diferentes manifestações típicas do folclore brasileiro. As aulas são oferecidas para crianças do período Integral a partir do Espaço Amarelo. Exercícios específicos de natação para o tônus na musculatura dorsal auxiliam no rastejar, engatinhar e ficar de pé mais firme entre outros benefícios da atividade motora aquática.

Atividades Curriculares

Educação Ambiental

Nas aulas de Educação Ambiental, um biólogo traz até as crianças animais silvestres e da fazenda, apresentando seus hábitos, características e história. Uma interação que ajuda na formação de uma consciência ecológica e na percepção de que o animal precisa viver em seu ambiente natural.

Música

A atividade é ministrada por uma professora com formação em Música e com muita experiência no ambiente escolar. A descoberta de melodias, ritmos, volumes, cantigas de roda, brincadeiras cantadas, manifestações folclóricas e diferentes instrumentos fazem parte do conteúdo deste trabalho.

Informática

A Informática Educativa é ministrada por um profissional com formação específica na área. Esta atividade oferece um suporte ao desenvolvimento global das crianças no que se refere aos aspectos cognitivo, motor e perceptivo. Além disso, visa familiarizá-las com o computador, softwares, mouse e teclado. Trabalha os conteúdos do currículo escolar, permitindo experimentações, vivências e descobertas, educando e divertindo.

Educação Física

A atividade é ministrada por profissional de Educação Física com ampla experiência escolar. Desenvolve como temas principais o esquema corporal, a estruturação espacial, a orientação temporal, a lateralidade e a pré-escrita. Parte da simples recreação até atingir grandes jogos com regras complexas. Ação com muita emoção.

Artes

Na Amanhecendo, a expressão artística começa a ser estimulada desde os primeiros meses de idade. As crianças têm a liberdade de experimentar diversas técnicas e materiais em atividades programadas por suas professoras. Além desse trabalho, é oferecida a atividade semanal Oficina de Artes. Realizada por uma professora especializada, tem como proposta promover técnicas que estimulam a criatividade e espontaneidade, possibilitando a descoberta de potenciais e habilidades. As crianças desenvolvem pinturas, desenhos, recortes, colagens, modelagens e reaproveitamento. Tudo que estiver ao alcance para abordar a investigação e a produção da atividade artística. As atividades de artes são realizadas em um ambiente preparado com superfícies e texturas variadas e fazem parte da rotina na escolaridade das crianças.