História

Amanheceu

No final de 1982, Maria Isabel Reis Abeleira, uma psicóloga com vasta experiência no atendimento de crianças, sentia que os pais não contavam, no Rio de Janeiro, com um lugar confortável, seguro e com pessoas preparadas para educar e cuidar dos primeiros anos de vida de seus filhos.

Decidiu então investir na ideia e, em março de 1983, abriu a escola Amanhecendo.

Com uma proposta diferenciada, que visa o desenvolvimento da criança por meio de seu autoconhecimento, não demorou muito para que o nome Amanhecendo começasse a aparecer com destaque entre as instituições de educação infantil.

A Amanhecendo e a Legislação Brasileira

Ao longo desses anos a Amanhecendo vem percorrendo uma caminhada de desafios, lutas, conquistas e vitórias junto ao cenário da Educação Infantil no Brasil.

A Constituição Federal de 1988 coloca uma nova doutrina em relação à infância, vê a criança como sujeito de direitos, um cidadão em desenvolvimento. Assim, após a Constituição de 1988 passou a ser dever do Estado com a Educação o atendimento em Creches e Pré-escolas (0 a 6 anos).

A lei 93/94 de 1996, chamada Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, oficializa a Creche e a Pré-escola, compondo o nível de Educação Básica. A Educação Infantil se torna legalmente institucionalizada e regulamentada, transformando-se em ensino regular passando a depender de autorização para funcionamento.

As crianças tiveram seus direitos reconhecidos também no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e no atual Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI).

Como consequência dessa conquista, a Educação Infantil passa a ser direito das crianças e das famílias. Família e Escola são importantes aliados e parceiros no acompanhamento do desenvolvimento nesta fase tão importante na vida dos alunos. É o único segmento que tem o nome de Educação (Básica). Os demais tem o nome de Ensino (Fundamental e Médio).

A Amanhecendo sempre acreditou na importância da intencionalidade educativa e percebeu seus ideais reforçados a partir do momento que a criança passa a ser vista como cidadã, o que lhe garante o acesso aos conhecimentos produzidos historicamente pela humanidade. E ao apropriar-se desses conhecimentos, tornam-se indivíduos críticos, criativos e autônomos, capazes de agir no seu meio e transformá-lo.

Filosofia

Formando Cidadãos

Na Amanhecendo a Educação Infantil é organizada por faixas de idade em Espaços Cores, e tem como objetivo atender às necessidades específicas de cada criança, em um processo contínuo de desenvolvimento. Promove o intercâmbio de valores, quer sociais, pedagógicos e morais, alicerçando bem as estruturas básicas da primeira infância, complementando a ação da família e da sociedade na formação do futuro cidadão.

Sua metodologia fundamenta-se na linha sócio-interacionista, tendo os teóricos da educação Piaget, Vygotsky, Freinet e Montessori como base epistemológica.

Uma das características da Amanhecendo é o trabalho integrado, a escuta do outro e o respeito às diferenças que une essa comunidade. Vemos a pedagogia, de mãos dadas com a psicologia, cirandando entre a escola como um todo e com as famílias, fortalecendo cada vez mais esse vínculo e promovendo a parceria Família/Escola.

Todo e qualquer trabalho pedagógico é calcado em oportunidades de desenvolvimento, através de materiais adequados, ambientes desafiadores e a postura do educador, que deve incluir a observação, o acompanhamento, o registro e a avaliação.

Através deste trabalho, colocamos em prática os quatro pilares da Educação para o Século XXI:

  • Aprender a conhecer;
  • Aprender a fazer;
  • Aprender a ser;
  • Aprender a viver juntos.

É uma escola associada à ASBREI (Associação Brasileira de Educação Infantil) e faz parte da Rede PEA-UNESCO (Programa de Escolas Associadas a UNESCO – Órgão das Nações Unidas pelo desenvolvimento da Ciência da Educação e da Cultura). Estas entidades chancelam a busca por uma educação de qualidade, visando a capacitação dos profissionais envolvidos neste processo e o desenvolvimento de projetos em âmbito mundial.

Missão, Visão e Valores

Missão

Amanhecendo Escola de Bebês e Crianças é uma Casa de Educação que tem como meta cuidar e educar crianças com prazer e seriedade. Para isso, damos uma direção intencional ao desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos, favorecendo o despertar de seu potencial a partir de ações educativas que possibilitem a formação de cidadãos críticos e responsáveis, cientes de seus deveres e direitos.

Visão

Oferecer a seus alunos e colaboradores a possibilidade de se desenvolverem, tornando-se cidadãos éticos, capazes de contribuir para a evolução da comunidade a que pertencem. Isso porque se preocupa com uma sociedade mais justa e competente em seus afazeres.

Valores

Baseia sua prática educacional na crença de que cada ser humano é capaz de construir seu próprio conhecimento segundo princípios básicos, como: respeito, solidariedade, comprometimento e busca pela felicidade. Como educadores, procuramos seguir os pensadores que nos ajudam a refletir sobre o dia a dia na escola (Montessori, Piaget e Vygotsky).

Nossa Equipe

Aqui o trabalho é educar

Cuidar e Educar uma criança em um contexto educativo, demanda a interação de vários campos de conhecimento e a cooperação de profissionais de diferentes áreas. Assim, a Família Amanhecendo é composta de profissionais especializados, dentre pedagogos, psicólogos, psicomotricistas, pediatra e nutricionista, professores, educadores e auxiliares de educação infantil.

A Equipe Técnica promove reuniões de capacitação que buscam o aperfeiçoamento profissional e a integração de todos os membros da equipe. Nestes momentos, também há um debate sobre a prática pedagógica no que se refere as atividades vivenciadas e as que estão por vir.

Responsabilidade, ética profissional, cooperação e a promoção de um local seguro e sadio, tornam este ambiente favorável ao nosso principal objetivo: educar para a vida.

Instalações

A escola possui sede própria em um terreno de 1.000 m² localizado em uma das áreas mais arborizadas e tranquilas da cidade: a Fonte da Saudade, na Lagoa. Dentro deste espaço com muito ar puro e frescor, encontram-se duas casas interligadas com três andares cada e um ambiente seguro monitorado por câmeras de uso interno.

ÁREA INTERNA

– Berçário em andar exclusivo – (sala de estimulação psicomotora, sala com materiais variados com solário, dormitório e banheiro)

– Espaços de sala de aula (Azul, Amarelo, Vermelho, Verde, Lilás e Laranja)

– Espaço de Vivência Bilíngue

– Sala de Artes

– Sala apropriada para as atividades de: Ballet, Capoeira, Dança, Judô, Música e Teatro

– 2 Refeitórios

– Cozinha industrial e Lactário com sistema Hoken de purificação de água

ÁREA EXTERNA

– 1 Piscina aquecida

– Pátio com tanque de areia, grama sintética, playground e casa de boneca

– Pátio coberto com quadra esportiva

– Pátio livre para atividades

– Mini-horta

Salas

Todas as turmas tem salas próprias.

O Espaço Branco tem um andar exclusivo com quatro salas. A Principal, onde são feitas atividades pedagógicas e as refeições; o Solário, onde as crianças brincam mais livremente; a Sala de Estímulos, onde são feitos exercícios para desenvolvimento do corpo e seus movimentos e a Sala de Sono, onde ficam os berços para aquele merecido descanso.

As demais turmas tem suas salas equipadas com mesinhas, cadeiras, quadro, mural e brinquedos pedagógicos.

Refeitório

Com exceção do Espaço Branco (Berçário I), todas as turmas fazem suas refeições em nosso refeitório. A cozinha industrial e o lactário possuem o sistema Hoken de purificação de água. O amplo espaço também é aproveitado para abrigar as aulas de Culinária.

Pátios

A escola tem dois pátios (um coberto com quadra esportiva e outro com grama sintética, tanque de areia, casa de boneca e playground), oferecendo espaços adequados para: aulas de psicomotricidade, educação física, capoeira, futebol, brincadeiras, eventos e datas comemorativas.

Piscina

Lugar das Aulas de Natação, nossa piscina é aquecida e clorada.

Por que Amanhecendo?

– Atua em educação infantil desde 1982, sempre com profissionais especializados.

– Como escola associada à Unesco, desde 1999, visa não só à educação, como à ampliação do conhecimento cultural e ético.

– A Diretora Geral, Maria Isabel Reis Abeleira, foi presidente da Associação Brasileira de Creches/Associação Brasileira de Educação Infantil de 1996 a 2001. A Diretora Pedagógica, Fernanda Uchôa Cavalcanti, foi vice-presidente da ASBREI de 2008 a 2010 e Diretora Cultural da mesma instituição de 2011 a 2013.

– Seus diretores fazem parte de um grupo de especialistas em Educação Infantil que faz viagens internacionais e participa de Congressos para atualização e troca de experiências.

– A escola é localizada em área tranquila, fresca e de fácil acesso, na Fonte da Saudade, Lagoa.

Arte e Educação

A Arte é uma forma de linguagem bastante significativa na Educação Infantil. É uma expressão que revela o processo criativo através do desenvolvimento da percepção, da imaginação, da observação e da coordenação motora como um todo. Além disso, é um importante caminho para se trabalhar a estética e as emoções do indivíduo.

Na Amanhecendo é possível perceber o quanto é importante vincular Arte à Educação. Os alunos e seus familiares têm a chance de observar diversas obras de artistas populares espalhadas pelos ambientes da escola, sem contar as obras de nossos pequenos artistas, sempre fixadas em murais e demais dependências.

A Escola realiza alguns Encontros Culturais ao longo do ano, promovendo o contato com as diversas expressões artísticas de seus alunos. Além de diariamente as professoras incluírem a expressão artística em seu planejamento, uma vez por semana nossos alunos extravasam sua criatividade com um profissional de arteterapia que traz sempre uma contribuição para o projeto pedagógico em andamento.

Tarcisio Andrade

Artista pernambucano, nascido em 1957, faz singulares cenários, tridimensionais, com recortes de madeira, pintados em cores vivas mas muito equilibradas. O resultado é uma arte lúdica de grande impacto e comunicabilidade, que não necessita de nenhuma explicação para ser entendida e apreciada.