Espaço Azul

Berçário II

De 1 ano e 4 meses até 2 anos aproximadamente, no Espaço Azul, o grupo segue a mesma rotina com horários específicos de alimentação, sono, higiene e atividades. Nesta fase a rotina é extremamente importante, pois desenvolve as noções de ordem e previsibilidade, transmitindo segurança.

A criança ainda se expressa através de movimentos, mas a linguagem oral se apresenta de forma mais clara e elaborada.

A formação de hábitos tem como objetivo principal estimular a independência nas ações diárias, como: movimentos fundamentais de locomoção, comer e beber sozinhos, controle dos esfíncteres…

No Espaço Azul, as crianças passam a frequentar os ambientes de uso comum da escola: pátios, refeitório, sala multimídia, sala de artes e sala de dança.

Horários

A Escola funciona de 7:30 às 18:30, com 30 minutos de tolerância (Encerramos as atividades às 19:00).

Os horários são pré-estabelecidos seguindo uma rotina de atividades e refeições, mas são flexíveis, podendo sofrer modificações de acordo com a necessidade das famílias.

Manhã

  • 4 horas – 7h 30min às 11h 30min (inclui colação e atividades curriculares: Natação e música)
  • 4 horas com almoço – 7h 30min às 12h (Inclui colação, almoço e atividades curriculares: natação e música)
  • 6 horas – 7h 30min às 13h 30min (Inclui colação, almoço e atividades curriculares: natação e música)

Tarde

  • 4 horas e 30 minutos – 13h às 17h 30min (Inclui lanche e atividades curriculares: natação e música)
  • 6 horas – 11h às 17h ou 12h às 18h (Inclui almoço ou jantar, lanche e atividades curriculares: natação e música)
  • 8 horas – de acordo com a necessidade (Inclui 3 refeições e atividades curriculares: natação e música)
  • Integral – 7h 30min às 18h 30min (Inclui colação, almoço, lanche e jantar e atividades curriculares: natação e música)

Sono

Sabemos da importância do sono para a saúde dos bebês. O sono tem relação com crescimento, desenvolvimento do sistema nervoso, reposição de energia e bem-estar.

Os bebês dormem em ambiente ventilado, tranquilo e seguro, sob a supervisão atenta da equipe.

O sono após o almoço é habitual, mas respeita-se o ritmo de cada um, podendo a criança dormir em outros horários, especialmente as menores.

Higiene

A higiene é fundamental para a conservação da saúde dos bebês. Mais do que isso, os momentos de troca de fraldas, banho, limpeza do rosto e das mãos são (quando bem executados) potencialmente muito ricos para o aprendizado das crianças.

Os espaços, os materiais e os brinquedos são higienizados. Dedicamos atenção especial ao correto descarte de fraldas e outros materiais.

Investimos nos cuidados de higiene pessoal dos funcionários, que dispensam os cuidados aos bebês em ambientes confortáveis e especialmente preparados para as atividades.

Psicomotricidade

O trabalho psicomotor visa estimular a formação bio-psico-social da criança, intensificando o processo cognitivo dentro do trabalho pedagógico desenvolvido pela escola, além de melhorar a qualidade de vida infantil.

Esta atividade acontece duas vezes por semana à tarde.

Expressão Corporal

Esta atividade tem como objetivo ampliar a criatividade e o repertório motor, através de brincadeiras divertidas, que tem como recursos as músicas e o espelho. Com o reconhecimento das diferentes partes do corpo, a criança desenvolve a sua expressão como mais um recurso de linguagem e comunicação com o mundo.

Educação Ambiental

Nas aulas de Educação Ambiental, um biólogo traz até as crianças animais silvestres e da fazenda, apresentando seus hábitos, características e história. Uma interação que ajuda na formação de uma consciência ecológica e na percepção de que o animal precisa viver em seu ambiente natural.

Atividades

Música

A música oferece diversas opções de estímulo através de ritmos, intensidades, volumes, melodias, cantos, instrumentos e danças. Amplia o repertório motor com diferentes expressões corporais e brincadeiras. Além disso, enriquece o vocabulário das crianças através de novas cantigas e palavras, desenvolvendo a acuidade e memória auditiva. Esta atividade busca inserir o folclore e outras manifestações culturais no dia a dia de nossas crianças.

Natação

Nesta fase, a atividade busca desenvolver propulsão e equilíbrio para utilizar o flutuador com autonomia e prazer. Evolução nas atividades de bordas, no bloqueio respiratório e no domínio corporal. Ocorre uma transferência do apoio do professor para o flutuador, permitindo que o aluno amplie seu tempo de permanência na água. A aula passa de individual para coletiva favorecendo a integração social e as regras de segurança no meio aquático.